sexta-feira, 31 de outubro de 2014

REENCONTRO DE AMIGOS



  Severino o Pernambucano FREEMAN estava muito alegre;  seus conterrâneos ajudaram muito na reeleição da presidenta Dilma. Reconheceram através dos votos, os benefícios que o governo do PT trouxe para a região. Saiu de casa e foi visitar o amigo Anacleto. Encontrou-o balançando-se na rede estendida na varanda da casa, conversando com o neto que brincava no jardim.

 - Oi! Anacleto. Tô chegando. Abriu o portão e foi logo perguntando:

- Gostou da eleição?

- Gostei amigo Severino, o povo escolheu o que considerou melhor.  O que não entendi ainda foi a votação em Minas Gerais.

-  Como assim, indagou Severino.

- Amigo! O Senador candidato disse na campanha que foi aprovado com 92% ao término do seu governo, pelos mineiros. Seu candidato foi eliminado no lº turno; ele mesmo perdeu para a presidenta Dilma nos dois turnos. Não consigo entender tamanha derrota no Estado em que ele governou por oito anos, e teve tal aprovação. Muito esquisito.

 O netinho que brincava e ouvia a conversa falou:

 - Vovô pode ser erro de digitação; pode ter sido invertido.

 Os dois amigos ficaram surpresos e pensativos, diante do argumento do menino. Será que o instituto de pesquisa errou?

 Severino sorriu e ponderou:

- Creio que o povo de Minas Gerais descobriu alguma coisa que não lhe agradou e resolveu atender aos anseios dos jovens por mudança para melhor, e mudou.
Seu Anacleto aceitou a ponderação do amigo, mas reclamou de outra coisa que o estava incomodando. Achou MUITO ESTRANHO alguns setores da MIDIA (Falada, Escrita e Televisionada), estarem dizendo que o país ficou dividido. Em São Paulo o PSDB vai pra mais de 20 anos de governos seguidos com a reeleição do seu governador.

 Anacleto não observou nas MIDIAS (TV, Rádios e jornais) nenhum comentário de que São Paulo estaria dividido. Por que será esta insistência? Que objetivos existem por trás do uso continuado desta afirmação? Querem inserir nas mentes dos brasileiros um comportamento de discórdia? Querem criar um clima de mal estar entre irmãos? NÃO!  NÃO E NÃO.

 Estes setores da MIDIA já tentaram destruir a realização da Copa do Mundo, divulgando intensamente em seus noticiários o movimento dos grupos minoritários que não queriam a Copa, por conveniências políticas. Liberdade de imprensa é uma coisa muito boa. Abuso desta liberdade para desestabilizar, para jogar brasileiro contra brasileiro não pode ser tolerável. Isto deve ser repugnado por todos os cidadãos. Esse procedimento de oposições apoiadas por alguns setores da MIDIA já foi identificado em alguns países da América do Sul.

          Houve uma eleição pelo voto democrático de todos os eleitores que têm direito e gostam de expressar suas preferências. Vencedores e vencidos têm que aceitar com respeito e dignidade o resultado.

          Estou plenamente de acordo com você, disse Severino. O povo não é bobo.

      

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

SEVERINO E A ELEIÇÃO





                Severino, um pernambucano conhecido pelo apelido de FREEMAN, não gostou quando Marina disse na televisão que o governo da Presidenta Dilma era um governo defeituoso.  Resolveu então emitir sua opinião:

-NÃO É DEFEITUOSO um governo que consolidou o PROUNI, permitindo o ingresso nas Universidades de milhares de JOVENS NEGROS os quais em governos anteriores nunca tiveram esta oportunidade.

-NÃO É DEFEITUOSO um governo que retirou da miséria plena mais de vinte milhões de famílias, possibilitando manter seus filhos nas escolas através da BOLSA FAMÍLIA, dando em consequência novo alento às economias de milhares de municípios do Brasil.

-NÃO É DEFEITUOSO um governo que possibilitou a construção de uma refinaria em Pernambuco, gerando milhares de empregos naquele Estado nordestino.

-NÃO É DEFEITUOSO um governo que consolidou e aprimorou o ENEM, permitindo aos jovens egressos de escolas públicas, oportunidades de concorrerem a uma faculdade, onde possam continuar seus estudos.

-NÃO É DEFEITUOSO um governo que consolidou e aprimorou o FIES, instrumento de ajuda financeira aos estudantes do nível superior.

-NÃO É DEFEITUOSO um governo que criou e implantou o PROGRAMA MAIS MÉDICOS suprindo a carência de médicos no interior do país e até em algumas periferias de cidades grandes, coisa que nenhum governo anterior se preocupou em fazer.

-NÃO É DEFEITUOSO um governo que criou e implantou o programa MINHA CASA MINHA VIDA, dando condições de pessoas de renda mais baixa adquirirem sua casa para morar e criar seus filhos com mais decência. Como todos os seres humanos merecem.

-NÃO É DEFEITUOSO um governo que criou o PRONATEC, possibilitando aos jovens que precisam trabalhar, adquirir habilitações e conhecimentos que os ajudem ao primeiro emprego.

-NÃO É DEFEITUOSO um governo que criou o programa CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS, já em execução, permitindo que milhares de universitários façam cursos de aprimoramento de seus conhecimentos, em áreas específicas de suas atuações, em diversos países mais desenvolvidos, retornando ao Brasil para aplicar os conhecimentos adquiridos.

DEFEITUOSO é apoiar um candidato que dá demonstração inequívoca de mau procedimento na gestão pública ao desapropriar como governador, terras de familiares, construir um aeroporto com dinheiro do Estado para uso próprio e de amigos. Empregar parentes e amigos no serviço público,se negar a cumprir uma simples lei de trânsito, dando um" belo exemplo" aos brasileiros como proceder ao serem abordados na lei seca.     Vergonhoso.
A PRESIDENTA DILMA FALOU:"EM TODOS PARTIDOS POLÍTICOS TEM POLÍTICOS CORRUPTOS". É verdade, temos que combatê-los com nosso voto, sejam de qualquer partido.


domingo, 12 de outubro de 2014

A MONTANHA









      Estava sentado à mesa na calçada do restaurante ao ar livre ao lado de um grupo de estudantes que comemoravam aprovação no vestibular da UNB. Um deles erguendo um copo com cerveja gritou alegremente:
     
      É a vida!  Vamos começar a vida. Ei véio!  Vem comemorar conosco. O Senhor está só, junte-se a nós.
      
      Titubiei um pouco, porém outros colegas me pegaram pelo braço, levaram-me para o grupo, onde uma bonita jovem questionou-me se havia problema em ficar com eles.
     
     -Não! Eu estava mesmo admirando a alegria de vocês. Parabéns. Vão começar a vida, mas a vida já começou desde o dia que nasceram,
    
     -Bem! Vamos começar uma nova vida, tio. Ponderou outro do grupo.
      
Como idoso teimoso, repliquei:
     
     -Todo dia é uma vida nova. A vida de vocês começou quando acordaram do ventre de suas mães, tentaram ver o que ocorria lá fora abrindo os olhinhos ofuscados pela claridade externa, começaram a engatinhar, balbuciar palavras, cresceram,  e na adolescência, curiosos que são, avistaram uma montanha a qual teriam que escalar.
      
      Foram anos subindo. Ao olharem para trás, já se passaram vinte anos. Agora são universitários. Quando chegarem ao topo da Montanha da Vida, próximo aos cinquenta anos avistarão uma linda planície, curiosos que são, irão descer descobrindo novas maravilhas da natureza.  Avistarão o mar e alguns irão até à praia.
     
      Até ao mar já se passaram setenta anos. Ficarão menos curiosos e mais teimosos. Recordarão dos tempos de criança, da juventude, e terão desejos de voltar, mas suas forças motoras não permitirão o retorno. A vida vai terminar.
     
      Por isso, ao começarem a subir a montanha da vida, subam devagar, estudem bem os caminhos, tenham cuidados com os despenhadeiros, abismos e buracos. Alguns deles são cruéis, não permitem retornos.
     
      Apreciem as belezas que encontrarem, desfrutem os melhores momentos das caminhadas com sabedoria, respeito e harmonia com a natureza das coisas e das pessoas, aperfeiçoando-se intelectual e espiritualmente para o porvir.
     
       E se alguém morrer nos caminhos tortuosos da montanha, da planície ou da praia. Morra com dignidade.