sábado, 8 de março de 2014

CURIOSIDADE INFANTIL






        Curiosidade infantil é natural, mas as vezes incomoda. Hoje, logo pela manhã, meu neto de seis anos perguntou:                                     -.
        -Vovô, Deus existe? Como ele é? Conta pra mim.
 Fiquei numa situação muito difícil e resmunguei baixinho:
         -Você conhece Papai Noel?
-Conheço vô!  É o meu pai. Eu vi quando ele de madrugada, descalço, colocou na minha cama uma caixa de presente no dia de natal. Eu gritei e ele levou um susto enorme.   Papai Noel é meu pai, o Senhor sabia?
 Desconversei, mas o molequinho tornou a perguntar:
-Vovô você conhece Saci-Pererê?
-Não, nunca vi. Afirmei pensando encerrar a entrevista.
-Vô, dizem que ele tem uma perna só e fuma cachimbo. Eu não acredito porque é proibido fumar na escola, no hospital, até no ônibus quando saio com minha mãe, eu já vi escrito que é proibido fumar.
-Está certo. Existem muitas coisas que nós adultos criamos para tentar explicar outras coisas que não conhecemos. Tá entendendo?
-Vovô não enrola. Deus existe?
 Menino persistente... vou tentar lhe explicar:
-Você conhece o vento?  Aquele que empina sua pipa.
- Já pegou nele?  Já viu ele?
- Não vô. Não peguei nem vi, mas eu sinto quando ele vem. Não vejo o ar nem o vento, mas sinto quando respiro e quando ele bate no meu rosto.
-Ótimo! Deus é assim. Você não vê,  não pega nele, mas sente que ele está por perto. Está nas ondas dos mares, nas estrelas do céu, nas árvores das florestas, nas matas, nas ruas das cidades. Está em todo lugar.
-Vô. Ele é que nem o vento?
-Hum!...Você ganhou... Eu acho que é.
-Vô! Eu vou brincar, tchau.

-Vai meu querido, vai com vento.


Um comentário:

  1. Ficou linda essa historinha Sr. Alzir, cada dia que passa estão melhores.
    A analogia de Deus com o vento ficou incrível.

    Abraços,

    Juliana

    ResponderExcluir