segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Educação vem do berço


Existem vários ditados populares que expressam verdades imutáveis mesmo com o passar do tempo, verdade essas compartilhadas pela maioria das pessoas.

Educação vem do berço, é um dito que os jovens na iminência de serem pais têm que compreender e aplicar na formação de sua cria até a fase adulta.

O surgimento de filhos é consequência de um ato sexual mútuo,impregnado ou não de amor recíproco dos pais; é uma responsabilidade muitas vezes não avaliada corretamente pelo jovens amantes.

O casal ao saber do nascimento de sua cria passará a repensar as suas vidas em função da criança que vai chegar.

Esse animalzinho maravilhoso sai do ventre da mãe pronto para ser acolhido no novo ambiente de vivência com muito carinho, amor e cuidados por parte do pai e da mãe; responsáveis que são por sua vinda ao mundo. Aos pais cabem iniciar o processo de educação que acompanhará a criança ao longo dos anos, transmitindo-lhe princípios de honestidade, respeito, obediência, disciplina, e outros valores uteis ao seu convívio como humano.

É no lar junto aos familiares que a criança passa maior parte de sua vida infanto - juvenil; é onde dorme, faz refeições, brinca e faz suas higienes. Educação vem do berço - vem da casa dos pais, se estes não cumprirem bem a tarefa de educar a sua cria, a criança terá dificuldades no seu convívio escolar.

O professor não conhece a criança-aluno, como a conhecem seus pais. Por isso não transfiram para o professor a responsabilidade maior de educar sua cria.

Ao professor cabe cuidar de centenas de crianças em diversas salas de aulas com objetivo primordial de transmitir conhecimentos, motivando as crianças para aprender; avaliar aprendizagens; comportamentos; atitudes, enfim, fazer a criança crescer intelectual e socialmente para a vida adulta.


Esta é a minha homenagem ao DIA DO PROFESSOR. É uma forma de agradecimento, admiração e respeito a este profissional que sempre estará na lembrança de nossas vidas.

Conflitos Latentes


O ser humano carrega dentro de si paradoxos que nada mais são do que conflitos entre o sonhado e o vivido, entre o ideal e a realidade.

As mudanças políticas e sociais fazem parte da natureza humana em seu processo evolutivo; o crescimento demográfico, os conhecimentos acumulados, as experiências adquiridas em função das conquistas tecnológicas; as transformações de cidades médias e pequenas em grandes aglomerados humanos são alguns dos fatores que inquietam os humanos no convívio atual.

Tento as vezes voltar ao meus 20 anos; assusto-me com as comparações que faço com aquela época da minha juventude. Tudo mudou, é o meu sentimento imediato. Valores saudáveis de convivência foram triturados; O respeito entre as pessoas decaiu a um nível cruel para coexistência pacífica e harmoniosa de grupos humanos. Muitos sonhos, sonhados a olhos abertos, quando atingidos, se transformaram em pesadelos. Não representam mais o que sonhávamos. Dizem que o ser humano é um ser social por natureza. No entanto, vejo no comportamento psicossocial das populações atuais a predominância do individualismo, do egoismo e do ceticismo quanto ao existir.

Este ceticismo tem levado o homem urbano andar armado para sua defesa, mas a arma que possui não defende, ela contra-ataca; quem acertar primeiro morre. É assim o ano de 2013 no meu país; uma época difícil para todos. Já idoso, tento me adaptar as mudanças velozes que ocorrem diariamente, lendo livros interessantes; conversando com jovens; passeando e observando as inovações, aprendendo o possível para viver os novos momentos, e ainda sonho. Sonho com uma nova educação, currículos modernos, novos programas de ensino, novos recursos pedagógicos capazes de motivar jovens e adultos para uma aprendizagem permanente ao logo de suas vidas, objetivando sempre o aprimoramento humano no relacionamento interpessoal.

Seria uma educação inovadora, audaciosa, capaz de repensar o presente com uma visão futurista, tornando-se mais dinâmica e adaptativa às contantes mudanças que ocorrem no mundo. Julgo que a introdução do estudo de filosofia e psicologia no ensino médio poderia ser um caminho importantíssimo para os jovens alunos compreenderem os novos tempos que estão a indicar o caráter permanente da educação na vida de todos.

sábado, 7 de setembro de 2013

HOMENAGEM

 



         Nos meus tempos de estudante, ouvira falar dos sábios da antiguidade: Platão, Sócrates, e outros.
         Hoje, 28 de Julho de 2013, assisti pela televisão a presença e a fala de um novo sábio. PAPA  FRANCISCO.

UMA LINDA HISTÓRIA DO FUTEBOL






Transcrevo aqui para conhecimento dos torcedores de futebol, alguns trechos da reportagem do Jornalista Marcos Penido, publicada no jornal O Globo no dia 8 de Agosto de 20l3, em seu caderno de Esportes.
“Dono de umas das histórias mais dignas do futebol brasileiro, com a bandeira contra o racismo e o poder de inclusão no esporte, o Vasco criou uma nova etiqueta no futebol.”
Vestir-se com camisas negras é um ato de celebração e homenagem ao time vascaíno campeão de 1923.
“Mais importante do que o título de 1923, foi à postura da Diretoria do Vasco diante da perseguição que o clube passaria a sofrer por ter em seu elenco jogadores negros e pobres, em uma época em que o futebol era um privilegio das elites.”
“Obrigado a afastar 12 atletas, sob alegação de que tinham condição social inferior para se manter na Associação Metropolitana de Esporte Atléticos (Amea), o clube ficou do lado daqueles que defenderam a sua camisa e decidiu pela sua desfiliação.”
Em 7 de Abril de 1924, o então presidente, Sr. José Augusto Prestes, enviou à  AMEA, a carta abaixo:
“São esses doze jogadores jovens, quase todos brasileiros, no começo de sua carreira, e o ato público que os pode macular nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que eles, com tanta galhardia cobriram de glorias. Nestes termos, sentimos ter que comunicar a V.Exa., que desistimos de fazer parte da Amea.”
Realmente uma linda história de respeito, solidariedade e amor ao próximo, a qual transcrevo no meu Blog com muito carinho e admiração.
Compreendo melhor agora, aquela faixa colocada durante um jogo do Vasco na série B do Campeonato Brasileiro: O SENTIMENTO VOLTOU.