segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Educação vem do berço


Existem vários ditados populares que expressam verdades imutáveis mesmo com o passar do tempo, verdade essas compartilhadas pela maioria das pessoas.

Educação vem do berço, é um dito que os jovens na iminência de serem pais têm que compreender e aplicar na formação de sua cria até a fase adulta.

O surgimento de filhos é consequência de um ato sexual mútuo,impregnado ou não de amor recíproco dos pais; é uma responsabilidade muitas vezes não avaliada corretamente pelo jovens amantes.

O casal ao saber do nascimento de sua cria passará a repensar as suas vidas em função da criança que vai chegar.

Esse animalzinho maravilhoso sai do ventre da mãe pronto para ser acolhido no novo ambiente de vivência com muito carinho, amor e cuidados por parte do pai e da mãe; responsáveis que são por sua vinda ao mundo. Aos pais cabem iniciar o processo de educação que acompanhará a criança ao longo dos anos, transmitindo-lhe princípios de honestidade, respeito, obediência, disciplina, e outros valores uteis ao seu convívio como humano.

É no lar junto aos familiares que a criança passa maior parte de sua vida infanto - juvenil; é onde dorme, faz refeições, brinca e faz suas higienes. Educação vem do berço - vem da casa dos pais, se estes não cumprirem bem a tarefa de educar a sua cria, a criança terá dificuldades no seu convívio escolar.

O professor não conhece a criança-aluno, como a conhecem seus pais. Por isso não transfiram para o professor a responsabilidade maior de educar sua cria.

Ao professor cabe cuidar de centenas de crianças em diversas salas de aulas com objetivo primordial de transmitir conhecimentos, motivando as crianças para aprender; avaliar aprendizagens; comportamentos; atitudes, enfim, fazer a criança crescer intelectual e socialmente para a vida adulta.


Esta é a minha homenagem ao DIA DO PROFESSOR. É uma forma de agradecimento, admiração e respeito a este profissional que sempre estará na lembrança de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário